Quais os problemas mais comuns na trizeta?

A trizeta do câmbio faz parte do sistema de transmissão do carro. Mas você sabe o que é essa peça e qual a importância dela?

A importância da trizeta para o veículo

Antes de falar da trizeta em si precisamos entender como funciona o semi-eixo. Em resumo, o semi-eixo é o componente responsável por realizar a transmissão do torque do câmbio para a homocinética, que recebe a força do motor para transferir as rodas ao passo que a marcha é engatada.

A trizeta, que é acoplada ao garfo da tulipa, encontra-se no semi-eixo e trabalham de forma conjunta no sistema de transmissão do veículo. A tulipa é um item essencial pois é ela quem recebe o encaixe da trizeta, e caso apresente sinais de desgaste e esteja em más condições, pode comprometer o funcionamento do sistema como um todo.

Problemas frequentes com a trizeta

Alguns fatores que podem comprometer a vida útil da trizeta e contribuir para seu desgaste:

  • Torque médio sofrido
  • Percentual de torque baixo e alto
  • Vida útil do veículo
  • Velocidade média e distância de rodagem do veículo

Além disso, a trizeta pode apresentar desgaste natural com o passar do tempo e isso ocasionar uma “folga”, e tal situação pode ser a causa da ocorrência de ruídos. Em alguns casos, se houver desequilíbrio do semi-eixo, o problema pode causar trepidações e vibrações que serão sentidas na direção no veículo.

Além dos problemas já citados, pode ocorrer também a quebra da trizeta e, em casos piores, a quebra da tulipa. Contudo, esse é um acontecimento grave que pode acarretar sérios danos na caixa de marchas. A trizeta desgastada pode causar danos na tulipa, mesmo que isso não seja visível, e consequentemente em outros componentes. O recomendado, neste caso, é trocar todo o conjunto para evitar problemas e gastos maiores no futuro.

Por fim, lembramos da importância de fazer a manutenção preventiva em seu veículo. Essa é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis e gastos inesperados com consertos.