Se você é motorista e já passou por uma situação de emergência com um pneu furado na estrada, você entende a importância dos macacos para carro. Você conhece os tipos de equipamento?
Tipos de macacos para carro
Existem três categorias distintas de modelos de macaco de carro no mercado automotivo: do tipo mecânico, hidráulico e elétrico. Eles se diferenciam, basicamente, por suas estruturas e também pela tecnologia utilizada para elevar o veículo do chão. Confira:
Macaco Hidráulico
É o tipo de macaco de carro mais comum entre os motoristas. Isso acontece pelo fato de ser um equipamento de fácil manuseio, que não exige força na hora de elevar o veículo.
Além disso, os macacos hidráulicos suportam capacidades de pesos bastante elevadas, e também são fáceis de transportar no próprio carro.
Tipos de macaco hidráulico
Macaco Jacaré: este modelo conta com rodinhas em sua composição para facilitar a locomoção do veículo. Ele conta com uma alavanca em sua estrutura, que vai fazer com que o carro passe por uma elevação lateral. Suporta veículos de até 2 toneladas.
Macaco garrafa: seu principal diferencial é o fato de suportar veículos muito pesados (de até 15 toneladas) e por ser compacto, facilitando também sua armazenagem.
Macacos para carro mecânico
Também é um equipamento que não exige grandes esforços por parte do motorista para conseguir elevar o veículo. Porém, alguns motoristas podem sentir dificuldade de acoplar o equipamento no carro, e temem que com isso possam danificar a lataria.
Tipos de macaco mecânico
Macaco joelho: possui uma manivela e alavanca e utiliza uma canaleta como suporte para elevar o carro. Ergue o carro no sentido oposto, levantando o carro apenas de um lado.
Macaco sanfona/tijolinho: este tipo de macaco vai fazer uma pressão vertical no veículo. Logo, vai empurrá-lo para cima e levantá-lo lateralmente. Sua estrutura é composta por um sistema de movimentação de alavanca e base plano da ferramenta.
Macaco elétrico: O macaco elétrico é também de fácil manuseio e não exige qualquer tipo de força por parte do motorista. Para que o equipamento funcione ele deve ser conectado ou na bateria do carro ou no acendedor do mesmo.